Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

A importância do enxaguatório bucal

Existem diversas polêmicas em torno do uso dos enxaguatórios bucais, que prometem uma limpeza mais profunda em locais que a escova de dente não consegue chegar. Alguns estudos ao redor do mundo mostraram que utilizar o produto em excesso faz mal a saúde e pode até ajudar o desenvolvimento de um câncer bucal. Apesar disso, não existem indícios precisos sobre esse problema.

Mesmo com essas incertezas, o produto tornou-se muito popular no Brasil. Um levantamento da Faculdade de Saúde Pública da USP mostrou que o uso dos enxaguatórios bucais cresceu 2.277% de 1992 a 2007 no país, um aumento de 190%. O estudo foi feito com base nas informações da Associação Brasileira de Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.

O álcool presente nos produtos pode ajudar a aumentar as taxas de câncer oral de maneira similar à bebidas acoólicas. Mas, a substância sozinha não é responsável pelo problema e sim uma enzima do organismo que o trasforma de álcool para acetaldeído, que tem o poder de alterar as celulas da boca e causar tumores na região.

A maioria dos dentistas indicam o uso dos enxaguatórios depois de cirurgias, raspagem de dentes, doenças gengivais, casos com alta incidência de cárie e para pessoas que têm dificuldades de coordenação motora e não conseguem realizar uma boa escovação. Mas, para o resto da população a recomendação é de uso opcional. Os especialistas afirmam que pessoas que desejam utilizar o produto todos os dias devem optar pelos que não possuam álcool em sua composição.

Apesar de praticamente todos os produtos afirmarem, eles não combatem, comprovadamente, o mau hálito. Como em todas as situações, o melhor parâmetro a ser seguido é a indicação médica. Somente o dentista poderá determinar quais pacientes precisam ou não utilizar o enxaguatório bucal e como esse uso deve ser feito, diário ou com moderação.




Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/storage/b/da/10/clinicaimplart/public_html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273