Sorriso Gengival – tratamentos disponíveis

Gengivas aparecendo além do devido, sorriso em que aparece mais a gengiva do que os dentes são características do sorriso gengival. Essa situação não traz problemas de saúde ou grandes riscos no futuro. O único problema que o paciente pode ter é um desconforto estético devido à gengiva mais aparente.

O sorriso gengival pode ter causa hereditária ou ser desenvolvido por inflamações na gengiva, a gengivite. Outros fatores que podem causar o problema são: problemas na erupção dentária, quando os dentes ficam escondidos dentro da gengiva, freio labial forte e tenso, ou um tônus da musculatura facial deficiente.

tratamento ou não do sorriso gengival depende da vontade do paciente. Para algumas pessoas, essa aparência estética não afeta nenhuma de suas atividades. Mas, para outros o incômodo é tão grande que é preciso realizar intervenções cirúrgicas para diminuir os efeitos estéticos e psicológicos dos pacientes.

Muitas vezes, a correção do sorriso gengival pode ser feita de forma fácil e sem muitas complicações. Em outros casos realizamos os procedimentos indicados para “diminuir” o aspecto gengival, que pode persistir em certo grau ao final do tratamento.

Na maioria dos casos a cirurgia de gengivectomia, que remove o excesso da gengiva que acompanha o contorno dos dentes, é suficiente para que a pessoa saia do consultório transformada. Normalmente o freio labial é removido em no mesmo ato para eliminar a sua função de tracionar o lábio. Mas, em alguns casos, de sorriso gengival severo pode ser preciso realizar uma cirurgia para remodelar o osso ou também para fazer um novo recontorno dos dentes com resinas e próteses estéticas. Nesses casos mais difíceis, o cirurgião plástico pode também realizar uma cirurgia para seccionar os músculos que levantam o lábio superior.

Recentemente surgiram técnicas com o uso da toxína botulínica (botox), que quando  aplicada pelo dentista nos músculos tracionadores do lábio superior, facilitam o seu relaxamento.

Todas as técnicas visam aumentar a aparição dos dentes e diminuir a da gengiva, que fica mais exposta a cada sorriso. Todos os procedimentos devem ser feitos no consultório do dentista que vai utilizar uma anestesia local para realizar o tratamento adequado para cada caso. Na maioria das vezes se realizam vários dos procedimentos descritos acima para avançar na qualidade do resultado.

Palavras-chave: sorriso gengival, dentes, gengiva, gengivite, paciente, tratamento, correção, procedimentos, saúde, estética