A Periodontite juvenil

A periodontite é caracterizada por uma inflamação gengival com formação de bolsa e até perda óssea. Em casos graves pode ocorrer a mobilidade do dente e em extremos a migração. Normalmente, ela atinge quase todos os dentes e possui uma progressão lenta.

Mas, em algumas situações sua manifestação acontece de forma mais rápida, que é mais comum em pessoas que estão entrando na puberdade até a idade adulta. Bolsas profundas e perda óssea rápida são características desse tipo de periodontite.

Nos jovens, ela considerada um tipo de doença periodontal severa que se manifesta no início do período de puberdade e destrói, principalmente, o periodonto de sustentação, um ligamento periodontal. A doença é crônica e inflamatória e pode causar uma grande destruição óssea. Ela pode afetar os dentes de duas formas: localizada, afeta os primeiros molares e os incisivos permanentes, e generalizada, afetando outros dentes além dos citados.

A doença é mais comum em crianças saudáveis, entre 11 e 13 anos, especialmente em meninas. Os sinais de manifestação não são totalmente visíevis já que a gengiva apresenta textura e cor normais e a existência de placa é pequena em comparação ao grau de destruição óssea que já pode ter ocorrido.

A periodontite também pode afetar adultos acima dos 20 anos com rápida progressão e pessoas com mais de 30 anos em forma crônica. A melhor forma de prevenção é manter as idas periódicas ao dentista, que pode encontrar os sinais da doença antes que ela se torne mais grave.

Palavras- chave: piorréia, placa, alba, pús, gengivas, periodonto, periodontal, gengiva, doença, periodontite, tratamento