Periodontia

A periodontite é uma doença que afeta os tecidos ao redor dos dentes, as gengivas, e pode impedir que o dente mantenha-se fixado. É a principal causa da perda de dentes atualmente, sendo comuns os casos de pessoas que perdem um ou até mesmo todos os dentes de uma vez.

É causada por uma infecção por bactérias que se depositam naturalmente na superfície dental, principalmente na região próxima à gengiva, formando a placa bacteriana. Essa placa é uma camada esbranquiçada formada por resíduos de alimento e bactérias. Caso não seja removida a placa bacteriana pode causar cáries dentárias ou se calcificar formando o tártaro dentário. Uma boa higiene oral, uma dieta balanceada e visitas regulares ao dentista podem ajudar a evitar o desenvolvimento de doença periodontal.

Muitas pessoas não sabem que tem doença periodontal. Este processo, que nem sempre é aparente, pode passar despercebido até que o dente se mostre seriamente comprometido. Entretanto, em outros casos os problemas são mais evidentes, apresentando mobilidade dentária e mau-hálito constante.

Fique atento se você tiver um ou mais sintomas abaixo:

Dentes com mobilidade
Retrações gengivais
Gengivas sangrantes, sensíveis ou inchadas
Formação de pus ao redor do dente
Mau-hálito constante
Dentes que mudam de posição