Os males do cigarro para os dentes

Como a maioria das pessoas sabe o cigarro é um grande vilão para a saúde. Além de fazer mal ao sistema respiratório, ser uma das causas mais frequentes de câncer e estar relacionado com diversas doenças que afetam órgãos vitais do corpo do ser humano, esse produto também é um dos inimigos principais de uma boa saúde bucal.

Um dos problemas mais conhecidos e causados pelo cigarro são as manchas. Quanto mais a pessoa fuma, mais manchas seu dente vai ter. A coloração amareladachegando a tons bem escuros também é comum em alguns casos. Quando o fumo afeta severamente a dentição, alguns dentes chegam a ficar com manchas cinzas, que são muito difíceis de serem retiradas. Para amenizar esses efeitos, as pessoas podem optar por técnicas de clareamento a laser ou caseiro, mas para o procedimento surtir efeito, o fumo precisa ser abolido das práticas diárias do paciente.

saúde bucal dos fumantes é muito mais frágil do que a dos não-fumantes, pois o tabaco diminui a resposta imunológica a bactérias e a região fica mais suscetível a infecções e qualquer outro tipo de doença. O monóxido de carbono, presente na fumaça que é ingerida pelo fumante, reduz a concentração de oxigênio e inibe a movimentação dos glóbulos brancos e sua capacidade de destruir as bactérias.

A resposta pós operatória de fumantes é prejudicada a ponto de contraindicar alguns tipos de procedimentos a menos que o paciente pare de fumar ou diminua drasticamente.

Outros elementos que compõem o cigarro como nicotina e alcatrão podem reduzir a resistência dos tecidos do periodonto e eles são absorvidos pelas raízes do dentes. Com a falta de anticorpos, os fumantes também apresentam altas taxas de mau hálito (halitose).

Os fumantes também são mais propícios a desenvolver um câncer bucal e problemas mais sérios e difíceis de serem tratados. Por isso, esse grupo precisa ter mais cuidados com os dentes, visitando periodicamente o dentista e controlando sua higiene bucal.

palavras-chave: cigarro, fumo, fumaça, dente, dentista, nicotina, bactérias, câncer bucal, problemas, clareamento, halitose, periodonto, sistema respiratório, saúde bucal, manchas