o que é cirurgia plástica gengival

cirurgia plástica gengival é uma opção para as pessoas que não estão satifestas com seu sorriso e também com o formato e o tamanho de suas gengivas, que influenciam a harmonia de toda a boca. A estética gengival influi no sorriso através de suas relações com os dentes, cor e espessura das gengivas.
Existem vários tipos de cirurgias gengivais pelas quais é possível corrigir as deformações gengivais com a remoção de excessos e a reconstrução de áreas que possuem pouca gengiva utilizando enxertos de gengiva. A cirurgia é simples feita com anestesia local e pode ser realizada no consultório do dentista. Após o procedimento é preciso utilizar alguns medicamentos como antibióticos, anti-inflamatório e analgésicos. O período de cicatrização depende de cada caso, mas a reabilitação total interno da gengiva acontece a partir de seis meses.
Muitos pacientes recorrem a essa cirurgia devido à desarmonia gengival, que pode estar relacionada com o excesso ou a falta de gengiva. O crescimento pode ser causado pelo uso de medicamentos como anti-hipertensivos, à base de alodipina, anticonvulsivantes, à base de hidantoína, e aparelhos fixos associados com uma má escovação.
A recessão é a mudança da posição da gengiva com o aparecimento da raiz do dente, que se torna mais longo e sensível. Essa situação pode acontecer por causa de uma escovação traumática forte, má-oclusão, quando a mordida é sobrecarregada no dente com recessão, bruxismo e doença periodontal. Para este tipo decorreção, o exerto utilizado é retirado do ceú da boca (palato).
cirurgia é contra-indicada para pacientes que possuam problemas cardiovasculares sem tratatamento, doença periodontal ativa, problemas sanguineos e câncer de boca.
Palavras-chave: cirurgia plástica gengival, gengiva, dentes, dentista, sorriso, procedimento, enxerto, deformações gengivais, cirurgia, boca, estética gengival