Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Melanoplastia: remoção da pigmentação na gengiva

Apesar do nome complicado, a melanoplastia é uma técnica muito utilizada na Odontologia para retirar pigmentos escuros das gengivas e, consequentemente, uniformizar a cor da região. As alterações na coloração podem acontecerdevido a pigmentação de melanina e pigmentação racial. Pessoas negras, morenas e amarelas podem apresentar uma cor diferenciada, mais escura.

Para retirar as manchas e as falhas de coloração, o procedimento reconstitui e remodela os contornos da gengiva marginal e papilar para despigmentar amucosa bucal. As lesões pigmentadas da cavidade bucal não são frequentes e sua origem pode ser endógena (fatores internos) ou exógena (fatores externos). A melanina se apresenta através de manchas castanhas ou pretas, bem mais escuras do que a coloração normal, rosada.

Atualmente, a técnica de melanoplastia envolve a raspagem ou remoção da camada pigmentada. Em todos os procedimentos, o paciente recebe uma anestesia local, o cimento cirúrgico pode ser utilizado (proteção da ferida cirúrgia), por causa de sua sensibilidade e também pelo uso de equipamentos. Em alguns casos também pode haver desconforto pós-operatório.

Na maioria dos casos o paciente se recupera bem e sem dor. Em 2 dias as gengivas já adquirem uma colocação rósea e em 1 semana já se atinge um estado avançado de cicatrização.

Uma outra opção chegou a pouco tempo no mercado e também pode ser encaixar as necessidades de cada pessoa, o chamado “peeling gengival“, que utiliza pontas de C.V.D, diamantes que são obtidos por deposição química. Nessa técnica não há necessidade de anestesia e do cimento, mas ela não é definitiva, já que a melanina pode voltar.

Como em todo tratamento, o dentista deve indicar qual é a melhor opção para seu paciente, levando em conta as expectativas e os possíveis resultados. Além disso, cada caso é específico e somente uma avaliação individual pode determinar o procedimento que será feito.

Palavras-chave: melanoplastia, peeling gengival, dente, gengiva, pigmentação, dentista, avaliação, anestesia, técnica, procedimento, manchas, Odontologia, pigmentos escuros, mucosa bucal, melanina

 

 

Melanoplastia: cor das gengivas uniformes




Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/storage/b/da/10/clinicaimplart/public_html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273