O que é a doença Periodontal?

A doença periodontal é caracterizada pela formação de um espaço entre a gengiva e o dente, uma bolsa periodontal que ajuda a acumular resíduos alimentares e bactérias. Ela é a principal causa da perda de dentes nos adultos.

Como em todos os casos, somente um dentista pode determinar com certeza a condição do paciente e qual tratamento deve ser feito. Mas, as pessoas podem descobrir em casa, mais rapidamente, qual é o seu problema. No caso das doenças periodontais, o sinal mais característico é o sangramento. Além disso, alteração na posição dos dentes, inchaço, modificação na mobilidade, retrações gengivais e retenções de alimentos são indícios de que a doença já pode estar instalada.

A doença é causada pela placa bacteriana aderida ao dente. Mas, alterações na gengiva podem ser associadas a causas emocionais, medicamentos ou imunidade baixa. O tratamento para este caso é a remoção da placa, somente assim o problema pode ser resolvido.

Para realizar o tratamento, o paciente deve se dirigir ao dentista que vai retirar a placa através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes. As cirurgias podem ser indicadas caso os procedimentos citados não atinjam toda a área da raiz comprometida. Mesmo com o tratamento adequado, podem haver sequelas como deslocamento na posição do dente e retração gengival. Para diminuir esses efeitos existem procedimentos cirúrgicos e protéticos.

Palavras- chave: piorréia, placa, alba, pús, gengivas, periodonto, periodontal, gengiva, doença, periodontite, tratamento