As causas do mau hálito

mau hálito pode, infelizmente, acometer qualquer pessoa. Odores desagradáveis provenientes da boca ou através da respiração podem atrapalhar o dia-a-dia e complicar relações e compromissos cotidianos. Esse problema afeta ou já afetou cerca de 60% da população mundial.

Molho picantes, alho, cebola são alguns alimentos que podem causar o mau hálito ou halitose. O odor desses produtos pode até chagar à pele ou ser expelido pelo ar dos pulmões. Mas o pior cheiro, em 90% dos casos, vem dos resíduos alimentares acumulados durante o dia. Não escovar os dentes após as refeições e o famoso cafezinho são fatores que favorecem o aparecimento do problema.

Placas na gengiva também podem piorar o efeito da halitose. O acúmulo de alimentos pode acabar em uma fermentação que leva a proliferação das bactérias. Também pode acontecer a liberação de “farelinhos” mal-cheirosos, a amigdalite caseosa. A bactéria que está na boca e se mistura com esses almentos é uma das maiores razões do mau hálito. Elas ficam localizadas na parte anterior da língua, com a formação de um muco esbranquiçado.

A saliva, que contém muito oxigênio, ajuda a combater essas bactérias, que normalmente vivem em ambientes que possuem pouco oxigênio.

Para combater a halitose, o paciente deve escovar os dentes após todas as refeições, usar fio dental e fazer um bochecho e um gargarejo. Uma alimentação rica em cenoura, maçã e alimentos que contêm fibras ajudam na limpeza na área dos dentes que fica na linha das gengivas. Beber água regularmente e manter visitas periódicas ao dentista também são essenciais para evitar o problema.

Palavras-chave: halitose, mau hálito, odores desagradáveis, odor, gengiga, dente, dentista, escovar os dentes, prevenção, combater, gengiva, bactérias, boca